5 indicadores que sua oficina deve acompanhar de perto

Por Marcelo Galli | Gestão de Oficinas

fev 19

A Inteligência de Negócios, também conhecida como Business Intelligence,  ajuda empresas a tomar melhores decisões estratégicas. Para tomar melhores decisões, primeiramente o empresário do setor de reparação precisa ter um planejamento estratégico. Você é quem precisa definir quais são os objetivos de sua oficina e como atingi-los.

Para traçar um bom plano, sua e oficina deve ter na ponta do lápis informações que são muito relevantes para sua operação, como por exemplo o valor do ticket-médio, quanto sua empresa investe para adquirir um novo cliente e quanto sua oficina lucra com o cliente, qual a margem de lucro sobre as peças, tempo de reparação, margem de lucro sobre o serviço, etc.

O maior desafio da sua empresa será ter estas informações organizadas. É necessário apoio de um bom sistema de gestão de oficinas e também ter ferramentas que deixem sua empresa mais lucrativa.

Para você podem acompanhar a evolução de sua lucratividade vai ter que trabalhar com indicadores. O Indicador é a melhor forma de saber como esta a saúde de sua empresa! Eles ajudam você a saber se você esta controlando sua oficina de maneira lucrativa ou se está perdendo dinheiro.

Abaixo vou apresentar os 5 números que sua oficina deve acompanhar bem de perto:

Ticket-médio

Leia este artigo para entender melhor como calcular o seu ticket médio. O ticket-médio vai te ajudar a saber qual o valor mínimo que sua empresa deve faturar para ser financeiramente equilibrada. Aumentar seu ticket-médio garante que sua empresa esta sendo mais lucrativa, por isso é muito importante definir o valor correto de cobrança sobre a mão de obra, por exemplo.

Custo de Aquisição do Veículo

Quando um cliente particular vai até sua empresa quem trouxe este cliente foi seu investimento em relacionamento e qualidade. Quando um corretor de seguros indica sua oficina, o Custo de Aquisição é o valor que sua oficina paga pela indicação.  Definir bem seus canais de aquisição irá ajudar muito sua oficina.Saiba mais neste artigo sobre custo de aquisição.

Margem de Lucro sobre as Peças

Toda oficina deve fornecer as peças. Peças fazem parte do negócio da oficina e deixar de obter margem de lucro nas peças vai fazer com que sua lucratividade caia muito. Veja esta simples dica de como sua oficina pode ser mais lucrativa.

Tempo de Reparação do Veículo

Quanto mais rápido o veículo sair de sua oficina, melhor. Por isso é necessário trabalhar com agendamentos de veículos e logística de peças que façam os carros serem reparados o mais rápido possível.

Margem de Lucro

Sua oficina não vai conseguir reparar mais que a capacidade de seu galpão. Desta maneira seu potencial de gerar receita é limitado a sua capacidade operacional. Quando sua empresa lucra mais na compra de peças ou reduz custos sua margem de lucro é impactada diretamente. Desta maneira acompanhar qual sua margem de lucro é fundamental para saber se você esta indo bem ou se esta trabalhando e perdendo dinheiro.

Como já disse, não será do dia para noite que sua empresa terá o controle de todos indicadores, mas cabe a você, sempre, melhorar o gerenciamento da oficina.

Daí te pergunto: Quanto tempo você investe para cuidar da sua lucratividade?

Sobre o Autor

Marcelo Galli é fundador da Plataforma Cotexo, uma plataforma de compra e venda de autopeças que ajuda empresas a serem mais eficientes, conectadas e lucrativas. Anteriormente Marcelo trabalhou com inteligência de negócios e inovação em grandes empresas do setor de tecnologia da informação. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de São Carlos (UFSCar). Trabalha para criar um mundo mais eficiente e conectado !

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