Como o Ticket Médio na Oficina Influencia na sua Lucratividade?

Por Marcelo Galli | Gestão de Oficinas

fev 01

Conversando com muitos empresários do setor de reparação percebi que muitos não consideram custos importantes na formação do custo por veículo e assim entender qual ticket médio da oficinas é ideal ma mão de obra de cada veículo para conseguir que sua oficina seja lucrativa e rentável.

A estrutura de formação de custos deve considerar sempre pontos importantes como provisões, encargos trabalhistas que muitas vezes são ignorados pelo empresário do setor de funilaria e pintura e que no final do mês, ou do ano (no décimo terceiro de funcionários) faz uma grande diferença.

Para ajudar os reparadores criei uma planilha simples que ajuda o reparador a chegar em um ticket médio da oficina ideal por veículo e assim pode negociar melhor com seguradoras, abaixo descrevo melhor como funciona o cálculo e você pode baixar sua planilha aqui em nosso site.

No estudo que realizei junto ao mercado uma coisa ficou bem clara, principalmente para oficinas credenciadas (leia estes artigos sobre oficinas referenciadas para mais detalhes sobre como a seguradora trabalhar para acabar com sua rentabilidade) : a oficina que quer lucratividade e rentabilidade DEVE fornecer as peças. Se sua oficina não fornece peças e acredita que somente mão de obra vai fazer sua oficina ser rentável deve colocar na ponta do lápis as contas (considere nesta conta o custo de oportunidade de 15% ao ano pois seu dinheiro e seu tempo esta investido na oficina).

Como Funciona o Cálculo

O cálculo do valor do ticket-médio de mão de obra por veículo vai facilitar muito sua vida e é bem simples de calcular. É necessário considerar todos seus custos fixos, custos variáveis e também impostos sobre o faturamento, veja abaixo como você pode separar cada tipo de despesa e custo que devem ser considerados.

Despesas e Custos

  1. Custo com aluguel (considerando manutenção, iptu e aumentos de preços).
  2. Custos com insumos (tinta, lixa, botas, empapelamento, fitas, todos custos para conseguir realizar o reparo).
  3. Folha de pagamento (considerar impostos , provisões de décimo terceiro e férias, reservas demissionais, custos com benefícios)
  4. Custos com água, luz e telefonia
  5. Custos com sistemas de gestão e orçamentação
  6. Outros custos (papelaria, locações, etc).

Planilha

Gratuita

Ticket-Médio

Saiba qual o ticket médio ideal de sua oficina !

x

x

x

x

O FATO é, todo e qualquer custo influencia na sua lucratividade, assim gosto de dizer que : Cortar Custos é Sinônimo de Mais Dinheiro no seu Bolso. É lucro líquido pois não tem imposto e não depende do seu faturamento! E acredite que comprar B-E-M vai fazer sua oficina mudar a lucratividade em pouco tempo.

O custo de pagar mais caro em uma peça e o custo de manter o carro no pátio esperando peças é um alto custo que sua empresa consegue influenciar (reduzindo-o consideravelmente) com bons processos , disciplina e a tecnologia pode ter ajudar muito.

RENTABILIDADE é o que você, empresário reparador, deve ter em mente TODOS OS DIAS, sair da mentalidade Operacional e ter a mentalidade Estratégica é um trabalho diário.

Sobre o Autor

Marcelo Galli é fundador da Plataforma Cotexo, uma plataforma de compra e venda de autopeças que ajuda empresas a serem mais eficientes, conectadas e lucrativas. Anteriormente Marcelo trabalhou com inteligência de negócios e inovação em grandes empresas do setor de tecnologia da informação. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de São Carlos (UFSCar). Trabalha para criar um mundo mais eficiente e conectado !

Deixe um comentário

Deixe um comentário