fbpx
Cadastre-se
Como a metodologia 5S afeta a Gestão de Oficina?

Como a metodologia 5S afeta a Gestão de Oficina?

Para facilitar a sua rotina de trabalho e melhorar ainda mais a produtividade da oficina, garantir uma gestão eficiente é essencial.

Além de determinar os melhores caminhos a serem percorridos por seu negócio, uma boa gestão contribui para a organização da equipe e de seus recursos, ajuda a identificar erros e promove melhorias na prestação de serviços e no atendimento ao cliente.

Uma boa opção para aprimorar a gestão de sua oficina é colocar em prática a metodologia 5S, que é aplicada na maioria das empresas com o objetivo de atingir o patamar de Qualidade Total. Mas você sabe como ela funciona?

No post de hoje você vai descobrir como administrar uma oficina de funilaria e pintura utilizando a metodologia 5S e aproveitar todos os seus benefícios. Acompanhe para conferir!

O que é a metodologia 5S

O conceito de 5S (ou cinco sensos) é uma metodologia que colabora com a organização das empresas e é voltada para a Qualidade, contribuindo para que o ambiente de trabalho seja mais limpo e agradável.

Para isso, a ferramenta ajuda a organizar o local de trabalho por meio de ações simples e fáceis de serem colocadas em prática, como deixar os equipamentos e máquinas em seus devidos lugares e manter os espaços limpos e organizados.

Dessa forma, é possível orientar os profissionais da oficina a fazerem seu trabalho sem perder tempo e sem colocar sua segurança em risco, mantendo as tarefas o mais eficazes, eficientes e seguras possíveis.

A base do 5S vem de cinco palavras japonesas, todas iniciadas pela letra “S”, que representam os cinco sensos da metodologia:

  • Limpeza (Seiso);
  • Utilização (Seiri);
  • Autodisciplina (Shitsuke);
  • Organização (Seiton);
  • Saúde (Seiketsu).

O que significa cada senso do 5S

Cada “S” da metodologia representa uma parte de um processo de cinco etapas que ajudam a manter a organização e a disciplina no âmbito operacional. Conheça abaixo o que cada um dos sensos significa!

Limpeza (Seiso)

Saber a importância de trabalhar em um ambiente limpo é fundamental para todos os profissionais da oficina. Por isso, o senso de limpeza propõe que todos mantenham a limpeza e evitem a sujeira.

Além disso, é necessário eliminar fontes de sujeira e identificar suas causas para manter o local de trabalho sempre limpo. Mas fique atento: o mais importante do conceito não é o ato de limpar, mas sim, o ato de não sujar.

Utilização (Seiri)

Separar apenas o que é necessário para eliminar do ambiente tudo que é inútil e estiver apenas tomando espaço.

Seguindo esse conceito, devemos sempre avaliar os recursos disponíveis no ambiente de trabalho e deixar apenas o que é realmente necessário para a realização das atividades.

Além disso, não ter apego a objetos ou materiais antigos, que não têm mais utilidade no trabalho, é essencial para contribuir com o senso.

Autodisciplina (Shitsuke)

Esse senso prevê que todos devem trabalhar em prol da melhoria contínua do espaço, assumindo a responsabilidade de seguir padrões sustentáveis.

Com isso, seu objetivo é estimular as pessoas a colocarem em prática todos os outros sensos, mantendo o compromisso de cumprir os padrões éticos, morais e técnicos definidos pela metodologia 5S. Assim, buscamos a melhoria contínua no trabalho.

Organização (Seiton)

Manter o espaço organizado, com cada coisa guardada em seu devido lugar – essa é a proposta do senso de organização.

Dessa forma, ele convida as pessoas a manterem tudo em seu local correto, organizando objetos, materiais, ferramentas e outros itens encontrados na oficina. Quem age dessa forma encontra qualquer material com facilidade.

Saúde (Seiketsu)

Esse senso recomenda a criação de normas claras de higiene, limpeza, arrumação e triagem, que devem ser seguidas por todas as pessoas da oficina, visando a melhoria da qualidade de vida.

Por isso, o conceito reforça a necessidade de uma mudança de comportamento no dia a dia para que a saúde física, mental e emocional dos empregados seja alcançada continuamente.

Quais são os objetivos do 5S

Se você quer descobrir como administrar uma oficina de funilaria e pintura de maneira eficiente, saiba que a metodologia 5S tem como principal objetivo manter o local de trabalho organizado, limpo e produtivo.

Além disso, os sensos atuam em conjunto para combater possíveis perdas e desperdícios na oficina e educar os funcionários, garantindo que todos possam manter e aprimorar o sistema de qualidade no negócio.

Dessa forma, podemos dizer que os objetivos do 5S estão diretamente alinhados com os seus objetivos: manter o local de trabalho o mais eficiente possível!

Como aplicar o 5S em sua oficina

Apesar de ser uma técnica de fácil compreensão, a metodologia 5S requer uma verdadeira mudança de atitudes e de comportamentos para que seja efetiva.

Com disciplina e dedicação, todos os profissionais podem colocar os sensos em prática e aproveitar os benefícios que essa metodologia tem a oferecer. Confira o que você pode fazer:

  • mantenha o local de trabalho limpo e organizado;
  • ao jogar coisas fora, lembre-se da coleta seletiva;
  • certifique-se de que os materiais estão no lugar correto. Isso facilita a sua rotina;
  • descarte o que for desnecessário e deixe na oficina apenas o que for utilizar;
  • compartilhe dicas e métodos com seus funcionários;
  • incentive o cuidado com o corpo e a mente;
  • evite excessos e desperdícios;
  • separe o útil do inútil.

Quais são os benefícios do 5S

Muitos gestores não percebem o quanto a aplicação do 5S pode fazer a diferença no dia a dia da gestão de funilaria, mas em médio e longo prazo, os benefícios já começam a aparecer.

Em primeiro lugar, a organização do espaço faz com que os serviços sejam executados com muito mais agilidade. Quando ferramentas que não servem mais são retiradas de cena, fica mais fácil visualizar as que são úteis e não se perde tanto tempo na procura. O mesmo acontece quando tudo é guardado em seu devido lugar.

A limpeza é outra questão importante, especialmente porque contribui para atrair novos clientes. Um bom atendimento e preços atrativos são elementos essenciais, mas uma boa apresentação do ambiente também conta muito.

Confira outros benefícios que a implantação da metodologia 5S pode trazer para sua oficina:

  • auxilia na reorganização da empresa;
  • melhora a qualidade de vida dos funcionários;
  • otimiza tempo e espaço;
  • aumenta a produtividade;
  • evita o desperdício;
  • deixa a rotina mais organizada, segura e confiável;
  • torna mais fácil a limpeza do local de trabalho.

Como você viu até aqui, a metodologia 5S pode fazer toda a diferença no dia a dia de sua oficina de funilaria e pintura, pois ajuda a otimizar o trabalho, reduz o tempo dos serviços e aumenta a lucratividade.

Contudo, lembre-se: o sucesso do 5S só acontece quando existe dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Por isso, coloque a metodologia em prática diariamente e incentive toda a sua equipe a fazer o mesmo.

Gostou de nosso post sobre como administrar uma oficina de funilaria e pintura utilizando a metodologia 5S? Quer conferir outras dicas úteis para o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades do nosso blog!

Comentários (7)

  1. Suzana
    19 de dezembro de 2017

    Bacana, é isso mesmo, devemos estar sempre nos aprimorando para assim podermos estar preparados e inseridos no mercado de trabalho.

  2. alvaro
    11 de março de 2018

    gostaria de receber mais informações;obrigado

  3. Mosaniel Silva Moreira
    16 de março de 2018

    Eu gostei muito e muito eficiente eu tenho oficina eu quero criar uma maneira de administra um negocio por nome oficina tem que ter capital de giro tem que ter instrutura tem que ser uma empresa feita pra vencer como escrito jiin colles

  4. Hebert
    12 de maio de 2018

    Muito bom parabéns! !! Queria receber mais posts obrigado!

  5. Alberto Magno Borges de Santana
    14 de julho de 2020

    Estou querendo uma orientação como começar a organizar um oficina de funilaria e pintura?
    Atenciosamente,
    Alberto Magno Borges de Santana

    1. Marcelo Galli
      25 de agosto de 2020

      Alberto, temos parceiros que podem te ajudar, me manda um email no comercial@cotexo.com.br que vou passar umas dicas e um parceiro para você.

  6. Cristiane
    25 de novembro de 2021

    Boa Tarde

    gostaria de solicitar a autorização para uso de imagem. Poderia por gentileza informar o e-mail para qual posso enviar a solicitação.

    grata
    Cristiane

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!