setembro 28

0 comments

Como comprar autopeças melhor trabalhando com seu dinheiro

By Davi Souza

setembro 28, 2023

autopeças online, funilaria e pintura, gestão de oficina

Como comprar autopeças melhor trabalhando com seu dinheiro é nossa segunda dica da série de 5 dicas para comprar melhor autopeças. Nossa primeira dica foi referente a organização e como ela pode impactar sua oficina no setor de compras, se ainda não conferiu , confira.

O mercado de autopeças tem muitos concorrentes, principalmente em relação aos preços de peças genuínas (concessionárias). Esta concorrência faz com que as concessionárias tenham que diferenciar-se da concorrência com serviços (prazos de entrega, atendimento, faturamento, etc). Assim é muito importante ao comprar autopeças trabalhar bem com o dinheiro, ou seja, quanto mais demorar para pagar um fornecedor (mais vezes parcelar uma compra) melhor para quem compra, pois poderá receber os serviços antes de pagar pelas autopeças.

Fica evidente que para comprar parcelado em vários fornecedores e cumprir com as obrigações é necessário um grande controle no fluxo de caixa da oficina (principalmente os recebíveis que muitas vezes são problemáticos). Se a oficina não tiver um controle claro sobre seu caixa fica bem difícil conseguir parcelar as compras de autopeças.

Assim, para facilitar, passo algumas dicas para empresas que tem um bom controle do caixa e tem as contas em dia com sistemas de proteção ao crédito e algumas dicas para empresas que ou não tem controle sobre o caixa ou que tem restrições de compra no mercado.

Comprar autopeças quando tem as contas em dia

Contas em dia significa que sua empresa não tem restrições no mercado e tem um controle sobre seu fluxo de caixa. Para diminuir riscos de não recebimento (principalmente valores altos normalmente relacionados a seguradoras) é muito importante ter um provisão de pagadores duvidosos que deixe seu caixa saudável, pois ao parcelar as obrigações é obrigatório ter controle sobre o caixa.

A dica é aproveitar o mercado concorrido entre concessionárias e trabalhar formas de pagamento. O primeiro passo é trabalhar para que tenha um valor alto de faturamento, isso é possível depois que já tem relacionamento com empresas e paga tudo em dia. Logo que tiver limites de compras interessantes em seus fornecedores é hora de negociar formas de pagamento. Cada fornecedor tem sua forma de trabalhar e é importante que ao identificar um bom fornecedor deixe claro que a forma de pagamento é um diferencial para realizar a compra com ele. Com o tempo e relacionamento é possível negociar prazos de pagamentos cada vez melhores.

Desta maneira toda vez ao comprar autopeças analise não somente o preço e prazo, analise também a forma de pagamento e principalmente negocie as formas de pagamento.

Compra autopeças quando tem restrições

E como comprar autopeças melhor trabalhando com seu dinheiro quando sua empresa tem restrições? Caso sua empresa tenha restrições no mercado não existe problemas pois o fornecedor que receber o dinheiro a vista consegue negociar melhores descontos. Ao comprar a vista tente sempre trabalhar com boletos e transferências. Somente a taxa do cartão é por volta de 5%, assim ao comprar a vista peça 5% de desconto para transferência.

Para os fornecedores é muito importante receber o dinheiro a vista, assim saiba negociar quando pagar a vista.

No próximo post das 5 dias iremos falar sobre a importância de evitar protestos que tem tudo a ver com este post também !

Davi Souza

Sobre o Autor

Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Deixe seus comentários

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!