fbpx
Cadastre-se
Credenciar Oficina na Seguradora é um Bom Negócio?

Credenciar Oficina na Seguradora é um Bom Negócio?

É muito comum procurar credenciar oficina na seguradora para ter uma maior demanda de veículos, mas vale a pena mesmo? Existem alguns pontos que devem ser pensados antes de entrar de cabeça no credenciamento. O principal ponto a ser abordado é a estratégia da oficina ao buscar este credenciamento.

Há algum tempo atrás escrevi no blog um artigo muito interessante que vale a pena ler :  Oficina Referenciada – Parceria ou Cilada?

Deste então muita coisa mudou e umas das principais mudanças foi em relação ao fornecimento de peças, pois foi intensificado. É nítida a tendência de cada vez mais as seguradoras fornecerem as peças para oficinas que estão na rede referenciada.

Credenciar Oficina na seguradora vem sempre com uma forte pressão da seguradora buscando baixar seu custo do sinistro. Para baixar o custo médio do sinistro a seguradora pressiona a oficina na mão de obra e na compra de peças. Não tem como a seguradora baixar o custo do sinistro sem remover a rentabilidade da oficina.

Muitos reparadores dependem da demanda das seguradoras para sobreviver e assim fica mais fácil a seguradora ter controle sobre às oficinas. Quanto mais sua oficina depender de 1 ou 2 seguradoras, pior fica.

Recentemente escrevi sobre a importância dos Canais de Aquisição da Oficina estarem claros. Se você não souber exatamente de onde vem sua demanda pode estar dando um passo errado ao credenciar oficina na seguradora.

Descobri conversando com amigos do setor que a maioria dos clientes das oficinas são clientes que moram ou trabalham perto da oficina. Desta maneira ao estar credenciado a uma seguradora o cliente que devia ser seu (sem intermédio da seguradora) vira cliente da seguradora. Conclusão, você acabou de deixar um bom dinheiro na mesa com um cliente que seria rentável. Seu ticket-médio de mão de obra caiu e pode ainda deixar de ter um bom lucro na compra das peças.

Você pode estar pensando : ” Mas se eu não fosse credenciado o cliente seria encaminhado para outra oficina credenciada ! “

Você tem razão em pensar desta maneira.  Mas daí eu pergunto : Você quer atender todos os clientes ou somente os clientes que deixam lucros ?

Vale a pena atender cliente que não traz lucro para a oficina?

 

Oficinas credenciadas recebem das Cias de seguros um valor mais baixo do que estão acostumadas a cobrar na mão de obra. Por exemplo, um oficina que costuma cobrar R$120,00/h de mão de obra, para se credenciar é obrigada negociar/aceitar o valor da mão de obra a R$ 60,00/hora. Somente considerando a mão de obra , neste cenário, é preciso fazer 2 vezes mais carros (muito mais trabalho) para sobrar menos dinheiro no bolso. Isso acontece devido ao custo marginal, que é o custo para produzir mais na sua oficina.

Sua oficina tem uma demanda ideal no mês para conseguir atingir o topo da lucratividade. A partir de determinado ponto precisa de alugar ou galpão, comprar mais ferramentas, contratar mais funcionários. Por isso muitas vezes é preferível fazer 50 carros com 30% de margem de lucro do que 100 com 15% de margem!

50 ? x ticket médio x 0,3=15x Ticket Médio (seu lucro?)

? 100 ? x ticket médio x 0,15= 15x Ticket Médio (seu lucro?)

Não considerei ainda na conta o lucro que compras de peças pode gerar para a oficina. Quando sua oficina não é referenciada você pode fornecer as peças.

As seguradoras geradoras de demanda e fica difícil não ser credenciado a nenhuma, mas é preciso ser estratégico. Você deve entender muito bem qual o seu custo por atendimento/serviço e qual o lucro médio que cada seguradora deixa na oficina, pois quanto mais carros fizer no mês maiores também serão os seus custos produtivos. O melhor caminho é ter um equilíbrio entre seguradoras e particulares na sua oficinas.

Este artigo mostra a importância de Diversificar sua Carteira de Clientes e isso passa sem dúvidas por entender bem como vai se posicionar em relação as seguradoras.

Não existe almoço grátis. Não acredite que ao credenciar a oficina na seguradora você terá uma demanda que vai te deixar lucros. Somente um olhar muito estratégico sobre este ponto vai fazer sua oficina ser mais rentável.

POST ATUALIZADO:

Já ouviu falar da CPI das Seguradoras?

Assista ao vídeo acima onde entrevisto Angelo Coelho, presidente do SINDIFUPI-SP (Sindicado da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo). Ângelo Coelho foi um dos responsáveis por apresentar irregulidades envolvendo as Seguradoras e o Setor de Reparação.

Comentários (35)

  1. Alex felix
    17 de julho de 2018

    preciso de um crescimento para manda de lucros para minha empresa

  2. Vledson Alves dos Santos
    9 de agosto de 2018

    Estou em fase de estudo e pesquisa para empreender na área de oficina automotiva.
    Serviços que desejo prestar será inicialmente manutenção preventiva e corretiva quando houver. Serviços rápidos para gerar fluxo de caixa.

    Se possível aguardo dicas.

    071986698242

    1. Marcelo Galli
      14 de agosto de 2018

      Olá Vledson! Esperamos ajudá-los com as dicas do blog e se precisar de algo conte comigo para estudar e escrever para você.

  3. VANDERLEI DE PAULA MUNHOS
    5 de setembro de 2018

    Olá ouvi dizer que na área automotiva fazer reparos rápidos da mais lucros ? Será? Um ponto perto de uma rua movimentada porém escondido pode dar resultados? Aguardo uma dica obrigado?

    1. Marcelo Galli
      14 de setembro de 2018

      Vanderlei, o lucro vem de várias decisões do gestor, assim reparos rápidos ou funilaria e pintura darão lucros dependendo da gestão.

      Vivo dizendo que o foco deve ser gestão. Se quiser posso te indicar algumas empresas que podem te ajudar com isso.

      Abraços,

  4. José Maria De Jesus
    12 de setembro de 2018

    Ola meu nome é Jose Maria de Jesus tenho uma oficina de lanternagem e pintura como faço para presta serviços as seguradoras

    1. Marcelo Galli
      14 de setembro de 2018

      Bom dia José Maria! Tudo bom?

      Mais importante que prestar serviço para seguradora é garantir que ganhe dinheiro com isso ! Vou te mandar um email agora solicitando seu telefone para conversamos melhor!

  5. Frainz Humell
    4 de outubro de 2018

    Boa tarde. Sou MEI e gostaria de saber se posso prestar serviços pra seguradoras.

  6. Marco A M Costa
    29 de janeiro de 2019

    Bom dia Marcelo, tenho uma Oficina de Funilaria e Pintura em São João da Boa Vista – SP que já era do meu Pai (Falecido) desde 1970, o motivo do comentário é que além de ter gostado muito da sua matéria estou vendo desde Outubro de 2018 os serviços diminuir muito, preocupado com essa situação entrei na Internet a procura de informações de cadastrar minha Oficina nas Seguradoras achando que poderia ser a solução para o não fechamento da mesma. Foi qdo vi a sua matéria e vi q não é bem assim, estou buscando ajuda de qquer tipo para que eu possa me normalizar qto a entrada de serviços mas vejo q está muito difícil, mas agradeço pelas informações q me fizeram pensar se o melhor não seria fechar ao invés de tentar me credenciar e ter mais uma desilusão. Obrigado.

  7. luiz carlos caropreso
    4 de fevereiro de 2019

    Acabei de inaugurar uma oficina em Barueri/sp, estou corrento atrás de credenciamento em Seguradoras mas é extremamente dificil, tanto é que até agora não consegui nada. Tem alguma dica ? Realmente vale a pena tanto sacrifícil ?

  8. Diego Souza
    13 de fevereiro de 2019

    Boa tarde eu gostaria de saber se meu pode prestar serviços para seguradora

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  9. Damila
    6 de março de 2019

    Olá Marcelo Galli!
    Muito interessante suas dicas, estou querendo a sua ajuda para gerenciar a minha oficina de lanternagem e pintura, meu marido e eu estamos com o projeto inicial de atender seguradoras e clientes particulares preciso saber quais são os documentos necessários e como é o procedimento para ser aceito nessas seguradora, desde já obrigada! Aguardo sua resposta

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  10. Eugênio Nazário da Silva
    15 de março de 2019

    Abrir uma oficina de funilaria e pintura recente e gostaria de atender seguradoras o que devo fazer

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  11. Jose Augusto M. Silva
    5 de abril de 2019

    Boa tarde!
    Gostaria de dicas como alavancar meus lucros, pois tenho uma oficina de lanternagem e pintura e restauração de relíquias, tenho bons profissionais, serviços de qualidade e já com um bom conhecimento no local mas nao estou conseguindo bons lucros.
    Att. Augusto

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019

      José, favor mandar um email para comercial@cotexo.com.br que alguém vai te ligar para te ajudar.

      1. Bruno pereira
        28 de janeiro de 2021

        Bom dia tenho uma loja de funilaria e pintura e gostaria de me cadastrar para prestar serviço para seguradoura em Macapa AP eu contato e 96 991400132

  12. Eduardo
    20 de abril de 2019

    Olá Amigo
    Estou iniciando um investimento na área de funilaria e tenho dúvidas sobre credenciamento e parcerias com Seguradoras. Gostaria de entender um pouco mais do seu trabalho na area.

    Att

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  13. Marcos
    8 de maio de 2019

    Quero credenciar minha oficina como faço ja tenho equipe qualificada ferramentario estufa e tudo que é. Necessário como consigo

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  14. Elisabete Aparecida
    12 de maio de 2019

    Boa tarde, Marcelo!
    Sou Elisabete , atualmente estou colaboradora na Tratcar uma oficina credenciada com seguradoras.
    Li alguns textos teu e gostaria de saber mais a respeito, na verdade busco ajuda no cenário da nossa oficina.
    A Tratcar está localizada em Santo Antônio de Jesus na Bahia

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019

      Olá Bete! De que forma vc entende que posso te ajudar? Fico a disposição.

    2. Aguinaldo silva
      3 de dezembro de 2020

      Gostaria de saber como fazer o credenciamento na seguradora.tenho
      uma oficina

  15. Fábio Moura
    22 de maio de 2019

    Qual a melhor maneira de começar uma oficina de funilaria e pintura?

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019

      Planejamento. Verifique o quanto vai investir e tenha ao menos 12 meses de segurança para poder equilibrar sua empresa. Atender clientes que não tem seguros é mais rentável, vc pode fazer mais dinheiro com menos investimentos.

  16. Jacson Petter dos Santos
    11 de junho de 2019

    Como faço para conseguir o credenciamento e referenciamento nas seguradoras?

    1. Marcelo Galli
      15 de julho de 2019
  17. Nana
    8 de novembro de 2019

    Olá tenho uma empresa no segmento de pintura e lanternagem de veículos a mais de 15 anos atendo clientes particular, porém o movimento ta bem fraco e qro saber como faço para dar um ok no.meu negócio, pensei em.atender seguradoras mais e muito complicado.

  18. pedro
    30 de abril de 2020

    ola bom dia ! abri uma oficina de lanternagem e pintura e gostaria de ajuda para poder trabalhar da melhor forma !
    quero fazer contrato com seguradoras e tambem ter uma boa clientela por fora , algumas dicas .
    telefone 021-971781825

    1. Marcelo Galli
      25 de agosto de 2020

      Fico feliz. Me manda um email depois no comercial@cotexo.com.br falando como está indo sua empresa!

  19. JULIANO
    19 de novembro de 2020

    BOA TARDE, TENHO UMA OFICINA DE FUNILARIA E PINTURA, GOSTARIA DE CADASTRAR NAS SEGURADORAS, COMO FAÇO?

  20. Paulo Augusto da Silva
    26 de junho de 2022

    Quero cadastra minha oficina como faço

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!