fbpx
Cadastre-se

Peças online : Como trabalhar seu dinheiro no setor de compras

Uma boa administração do dinheiro em uma funilaria é meio caminho andado para o sucesso. Por isso, tomar conta do fluxo de caixa de forma responsável é o primeiro passo para chegar lá. Aqui no blog da Cotexo você pode encontrar diversas postagens a respeito de detalhes de gestão, mas agora vamos falar especialmente sobre o fluxo de caixa para oficinas.

Grande parte das oficinas espalhadas por todo o Brasil se preocupa com a compra de peças originais, peças genuínas como, por exemplo, um farol ou um parachoque, ou até com a compra de peças alternativas, focando sempre na qualidade e no tipo de serviço oferecido aos seus clientes, mas pouco se importa com os detalhes de pagamento envolvidos no processo, capazes de deixar em cheque todo o planejamento financeiro e com isso, afetar de forma profunda a saúde do fluxo de caixa.

Por isso separamos aqui algumas dicas, para que você tenha mais cuidado com o seu departamento de compras, mesmo que esteja optando por peças online. Veja a seguir:

1. Coloque o PDCA em prática

O PDCA é uma ferramenta utilizada na área de qualidade, mas que pode perfeitamente ser aplicada no seu departamento de compras. As siglas em inglês significam: Plan – Planejar, Do – fazer, Check – corrigir, Act – agir.

Ou seja, comece sempre planejando o que deve fazer, depois o coloque em prática da melhor forma possível, analise e corrija os erros cometidos no processo e por fim, aja novamente conforme da maneira ideal encontrada.

2. Procure sempre receber à vista

Nem sempre é possível, mas encontre maneiras de receber dos seus clientes à vista sempre. Esta é uma das melhores formas de ter dinheiro em caixa sempre, possibilitando pagamentos com desconto e uma boa saúde do fluxo de caixa para oficinas.

Para isso, incentive os clientes a optarem por esta opção através de descontos para pagamentos à vista, inclua brindes e serviços agregados.

3. Opte por pagamentos a prazo

Quando você recebe à vista, mas realiza pagamentos a prazo sem a incidência de juros, ganha fôlego para fazer melhores compras, como por exemplo, de peças genuínas, peças originais ou peças alternativas. Além disso, também irá ter sempre dinheiro em caixa quando precisar comprar peças online de emergência.

Por isso, quando puder, priorize pagamentos de compras a prazo, com faturamentos mais longos possíveis, de preferência em até 6x sem juros.

4. Conte com a tecnologia a seu favor

A Cotexo tem uma ferramenta incrível, que ajuda muito na gestão do dinheiro de funilarias. Trata-se de um sistema de cotação desenvolvido exclusivamente para este setor, que faz comparações de preço em tempo real, ajudando muito no cotidiano dos compradores e aumentando a economia de tempo e dinheiro no setor de compras da oficina.

5. Fique de olho em todos os detalhes

Com cuidado e um olhar mais atento a estes passos, vai ficar mais fácil evitar armadilhas. Se conseguir manter sempre dinheiro em caixa vai, por exemplo, poder manter as compras de peças em dia, mesmo quando aguarda o pagamento de serviços realizados a prazo, como no caso das seguradoras, por exemplo.

Manter a saúde do fluxo de caixa é manter a vida de sua funilaria. Com isso em mente, vai ficar muito mais fácil se tornar um empreendedor de sucesso nesta área.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!