Funilaria : A importância de um sistema de gestão

Por Marcelo Galli | Gestão de Oficinas

abr 15

Atualmente, há diversas opções de softwares para gestão de funilarias que levam até as oficinas benefícios como a redução de custos, a melhora no atendimento ao cliente e o aumento da rentabilidade, entre outros. Com diversas funções, esses sistemas estão disponíveis em versões mais básicas até as opções mais sofisticadas. Basicamente, com um software de gestão de oficina é possível contar com uma ferramenta de banco de dados que funciona de forma automatizada e acelera os processos dentro do ambiente de trabalho.

Como determina o padrão de qualidade do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), todos os centros reparadores de veículos devem contar com um sistema automatizado de gestão, com o objetivo de oferecer, cada vez mais, alta qualidade nos serviços das oficinas. Alguns dos exemplos de softwares de gestão de funilarias disponíveis no mercado são: o Express Funilaria, desenvolvido pela Ultracar; o sistema de gerenciamento para oficinas da GRD Sigma; e o programa para controle e gerenciamento de centro automotivo Oficina Integrada.

Desenvolvido para efetuar todos os controles administrativo, financeiro e produtivo da oficina, o Express Funilaria, da Ultracar, é um software inovador que dispõe de recursos como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Compras Online, Gestão de Clientes e uma série de módulos específicos para oficinas e concessionárias, entre outras funcionalidades. O sistema da GRD Sigma, por sua vez, é um software integrado de gerenciamento e monitoramento automotivo, desenvolvido exclusivamente para as necessidades das oficinas de diversos portes.

Já o Oficina Integrada é um sistema que controla desde a entrada do veículo nos centros reparadores de veículos até a saída. Com o software, os clientes podem verificar através do sistema os serviços realizados pela oficina, além de o programa contar com funções como Controle de Estoque, Gestão Financeira, Alertas e Avisos aos Funcionários, Cálculo de Comissões e muito mais. Assim, tanto a Ultracar quanto a GRD Sigma e Oficina Integrada propõem aos administradores de reparadoras de veículos ferramentas que melhoram a produção, aumentam a lucratividade e reduz os desperdícios.

Estes são apenas alguns exemplos e benefícios dos sistemas de gestão de funilarias, já que existem diversos programas disponíveis na atualidade. O essencial, para as reparadoras de veículos, é encontrar um software que oferece todos os recursos essenciais para uma gestão de alta qualidade. Sobretudo, esses sistemas permitem que as oficinas sejam locais mais bem organizados e que oferecem uma resposta rápida ao cliente, que pode saber tudo sobre a situação de seu veículo e contar com orçamentos rápidos, entre outras vantagens.

Controlar estoque e calcular as comissões dos colaboradores de forma manual, por exemplo, são processos muito mais demorados, que vão tomar um tempo que poderia ser gasto em produtividade na oficina, enquanto não contar com um sistema de Nota Fiscal Eletrônica é algo que torna o processo muito mais burocrático para o administrador. Por isso mesmo, os softwares de gestão de funilarias são verdadeiras soluções para os centros automotivos, que já podem dispor de sistemas avançados e desenvolvidos de acordo com as características de seu negócio.

Sobre o Autor

Marcelo Galli é fundador da Plataforma Cotexo, uma plataforma de compra e venda de autopeças que ajuda empresas a serem mais eficientes, conectadas e lucrativas. Anteriormente Marcelo trabalhou com inteligência de negócios e inovação em grandes empresas do setor de tecnologia da informação. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de São Carlos (UFSCar). Trabalha para criar um mundo mais eficiente e conectado !

Deixe um comentário

Deixe um comentário