outubro 5

0 comments

Contas a Pagar de Oficinas e Falência

By Davi Souza

outubro 5, 2017


Poucos donos de oficina entendem o risco de falência quando contas a pagar de oficinas não está em ordem. Estar em ordem não significa ter um sistema de gestão de oficinas somente, significa ter a real visão sobre a situação financeira das obrigações de sua oficina.

Parece um pouco de exagero de minha parte dizer que contas a pagar pode falir uma oficina. Este tipo de situação ocorre com mais frequência que você imagina.

Você pode estar pensando : “Tenho um sistema de gestão de oficinas e sempre pago todas minhas contas em dia, então minhas contas a pagar estão sob controle”.

Se sua oficina tem um controle mínimo e paga às contas em dia já está muito na frente da maioria das oficinas, que não tem nenhum controle, mas somente isso não vai remover o risco de sua empresa falir.

Alguns pontos que são ignorados quando se trata de contas a pagar de oficinas, são eles :

  • Provisões de Encargos e Obrigações Trabalhistas
  • Governança de Caixa
  • Risco de Inadimplência

Como ter um Contas a Pagar de Oficina Seguro ?

Já expliquei aqui no blog a importância da oficina ter um sistema de gestão , veja no artigo : A Importância de um Sistema de Gestão.

Sistema de gestão é apenas uma ferramenta e se não tiver um controle mais apurado e inserir neste sistema provisões de nada adianta, pode ter um revés do mercado e ver-se sem dinheiro em caixa para cumprir suas obrigações.

É muito importante provisionar mensalmente obrigações trabalhistas como : décimo terceiro, férias, fgts e principalmente criar uma reserva para demissões. Demitir um funcionário gera multa de 40% de seu FGTS.  Estes valores devem deve estar reservados mês a mês nas contas a pagar de sua oficina.

Contas a pagar de oficinas DEVE sempre provisionar todos encargos trabalhistas, assim em um momento difícil tem o dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações.

Governança de caixa trata-se de ter uma reserva em caixa para eventualidades. Recentemente expliquei como é importante ter variados tipos de clientes e não depender de poucos clientes, veja o artigo : Porque Diversificar a Carteira de Cliente de Sua Oficina. A Governaça de Caixa e Risco de Inadimplência estão diretamente relacionados.

Como mitigar falência com Governança de Caixa ?

Imagine que uma seguradora que corresponde a 20% de sua receita atrasa o pagamento, ou pior, vai a falência. Neste momento é muito importante ter dinheiro em caixa para cumprir suas obrigações com funcionários e fornecedores. Um caso deste pode ser o Começo do Fim de sua empresa.

O empresário quando encontra-se nesta situação começa a não pagar mais fornecedores e assim tem menos acesso a crédito. De um dia para o outro vê-se na situação de ter que comprar tudo a vista. Neste momento seu financeiro vai ladeira abaixo, sua vida vira uma loucura !

Sempre tenha alguns meses de caixa como segurança. O Controle do Fluxo de Caixa vai muito além do mês atual e próximos meses. Ter 6 meses de suas despesas em caixa vai ajudar a mitigar muito riscos de falência.

Muito alinhado com o ponto da governança você precisa analisar risco de inadimplência. Se sua oficina tem mais de 30% da receita dependente de um cliente seu risco de inadimplência está MUITO ALTO.

Não pense que a seguradora é grande e que o risco dela falir é baixo. Às vezes um atraso de 45 dias nos pagamentos já vai acabar com sua empresa.

Pense sempre que você precisa estar preparado caso imprevistos aconteçam, assim o risco de falir diminui, e muito.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!