agosto 30

0 comments

Veja como motivar os funcionários da sua oficina com 5 dicas práticas

By Davi Souza

agosto 30, 2018

funcionários da oficina, gestão de funcionários da oficina, gestão de pessoas, motivar funcionários da oficina

São várias as maneiras de fazer com que a sua oficina seja mais lucrativa, mas a principal é manter os seus colaboradores entusiasmados. Por isso, é muito importante saber como motivar os funcionários, afinal, não existe nada pior para uma empresa do que uma pessoa insatisfeita.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos 5 dicas de como motivar os funcionários da sua oficina e melhorar o ambiente de trabalho. Continue com a gente e confira!

1. Mantenha o diálogo aberto com os colaboradores

Se existe algo na gestão de oficinas que traz ótimos benefícios é manter o diálogo aberto com os seus funcionários. Estimule-os a dar dicas de como melhorar os processos da sua empresa e, ainda que seja uma crítica, não deixe de dar a devida importância ou estar disponível para ouvir.

Quando um colaborador percebe que suas opiniões são ouvidas e postas em prática, ele se sente como parte da empresa e não somente um simples empregado. Procure realizar reuniões mais informais com a sua equipe pelo menos uma vez por semana e veja o que seus funcionários têm a dizer.

2. Conheça a equipe e trate-a com respeito

Outro fator muito importante é conhecer a sua equipe de trabalho e tratá-la com o devido respeito. Ninguém gosta de gerentes ou patrões que gritam o tempo todo e nunca trazem uma palavra de apoio. Sempre que tiver que cobrar algo, seja paciente. Se for um assunto delicado, chame seu funcionário para uma conversa reservada.

Aproveite as reuniões semanais que você fará para ouvir a opinião de seus funcionários e procure conhecer um pouco mais sobre eles. Encontros fora do ambiente de trabalho também são ótimos para descontrair e aproximá-lo da sua equipe. Lembre-se de que trabalhar entre amigos é muito mais proveitoso.

3. Trabalhe com metas realistas

Com certeza, uma das formas de aumentar a produtividade da sua oficina é por meio de metas, mas você deve tomar muito cuidado e visar objetivos que possam ser atingidos. Não tente forçar os seus funcionários a realizarem mais tarefas do que eles suportam. O estresse é uma das principais causas de doenças do trabalho e queda de desempenho.

Além disso, quando você cria metas impossíveis de serem alcançadas, mês após mês elas não serão cumpridas e, vendo isso, seus funcionários vão começar a ficar desanimados. Isso pode causar vários atritos e discussões que não são nada produtivas e deixam o ambiente de trabalho desagradável.

4. Recompense pelo bom trabalho

Sabe quando você fez algo que alguém gostou muito e recebeu uma recompensa, nem que tenha sido um abraço? Foi muito prazeroso, não foi? No ambiente de trabalho é a mesma coisa. Por mais que os seus funcionários gostem do serviço que desempenham, a rotina pode acabar desanimando.

Sempre que alguém se destacar, recompense. E não precisa necessariamente ser com dinheiro. O país está em crise e a maioria das empresas passa por dificuldades. Faça um elogio, ofereça um almoço ou até mesmo um dia de descanso. O importante é deixar claro que boas atitudes serão recompensadas.

5. Treine e desenvolva as pessoas

Por fim, temos talvez a dica mais importante, que é oferecer treinamentos aos seus colaboradores. Ao investir em uma nova tecnologia ou processo, oferte cursos de aprendizagem. Todo mundo fica empolgado em aprender coisas novas, especialmente quando o assunto é interessante. Além disso, essa é uma forma de mostrar que você confia e está contando com aquele funcionário.

Agora que você aprendeu como motivar os funcionários, coloque as dicas em prática. Sua equipe vai ficar muito mais unida e trabalhar em conjunto para o crescimento da sua empresa. Lembre-se de que ninguém faz nada sozinho e, juntos, é muito mais fácil e prazeroso realizar uma tarefa.

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar em suas redes sociais? Mostre a todos como é importante manter os funcionários motivados!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!